Na época da grande imigração para o Brasil, todos vinham de návios, e lógicamente, aportavam nos portos brasileiros, Bahia, Rio de Janeiro e Santos. Em cada porto existia várias hospedarias, (seria os hoteis de hoje) para receber milhares de imigrantes vindos de vários paises. No porto de Santos os imigrantes eram registrados em livros de entrada, um controle básico para registrar os grupos familiares antes de sairem para alguma das fazendas.
Hoje a hospedaria do porto de Santos se tornou o Museu do Imigrante, e nele se encontra um enorme acervo de registro de quase todos os italianos, japones, alemanhes, portugueses, etc. É fácil saber se seu antecedente se registrou no porto de Santos. A pesquisa é online e é feita pela internet e é muito simples. Mostrar como no vídeo acima e abaixo eu deixo o modelo do registro que o Museu envia pra você se preferir ter um registro. Esse serviço é cobrado um pequeno valor, que para mim, vale a pena ter esse registro.
Lembrando que esse registro não tem nenhum valor documental para as comunes Italianas, mas pode ajudar muito na montagem da história da sua familia e dar informações importantes para você fazer sua pesquisa dos documentos.