Como comprovar que seu antepassado italiano não se naturalizou brasileiro? E como ter certeza que não houve interrupção na transmissão da cidadania italiana na sua família? Aprenda sobre estes dois importantes documentos.
Olá, meus amigos!
Esta dica é para quem deseja reconhecer a cidadania italiana e está no processo de busca e organização de documentos dos antepassados: você já leu o guia passo a passo do Pesquisa Italiana sobre o assunto? Nele, listamos todos os papéis que você precisará reunir a fim de comprovar que faz parte, de fato, de uma família italiana.
Menciono nosso guia passo a passo porque, nele, listamos informações importantes acerca da CNN – esse documento ‘misterioso’ que gera muitas dúvidas nas pessoas. Na realidade, entender a CNN não é complicado (veremos mais sobre isso a seguir!). Complicado é entender a diferença entre CNN e o Attestato Consolare di non rinuncia, um documento similar, mas bem diferente.
Vamos resolver de vez esta questão agora e descobrir como conseguimos provar, legalmente, que nosso antepassado italiano jamais ‘deixou de ser’ italiano, e que nenhum dos nossos ascendentes renunciou à cidadania italiana? Acompanhe abaixo tudo o que você precisa saber para conseguir com tranquilidade a sua cidadania em meu país de origem!
RECORDAR É VIVER: O QUE É A CNN E PARA QUE ELA SERVE?
Relembrando: CNN é a sigla para Certidão Negativa de Naturalização. Como o nome indica, é um documento que mostra que o seu antepassado italiano não se naturalizou brasileiro (escrevi também um artigo sobre “Como saber se o meu ascendente Italiano se naturalizou“) e, com isso, não ‘perdeu’ a cidadania italiana. Funciona assim: se o seu antepassado italiano se naturalizou brasileiro, ele efetivamente ‘deixou de ser italiano’, então você não terá mais direito à cidadania na Itália, pois é parente de um brasileiro e não de um italiano. Capito?
Lembre-se que, se o filho do italiano nasceu ANTES de ele se naturalizar brasileiro, o direito à cidadania italiana foi transmitido! Nesse caso, será necessário apresentar a CPN (certidão positiva de naturalização) para comprovar que o seu antepassado deixou de ser italiano apenas depois do nascimento do(s) filho(s) dele.
Mas fique tranquilo: o número de italianos que se naturalizaram brasileiros é baixo. Por aqui, a naturalização foi a exceção, jamais a regra. Naturalizaram-se brasileiros principalmente os italianos que queriam concorrer a cargos públicos (o que sempre foi uma boa ideia aqui no Brasil…), e que para tanto precisavam ser ‘brasileiros’. De qualquer maneira, por mais raros que sejam tais casos, não tem jeito: precisamos da CNN – ou CPN – para comprovar, na hora de buscar a cidadania, que nosso antepassado era italiano ‘mesmo’.
No e-book do Pesquisa Italiana, ensinamos como realizar a busca pela naturalização de seu antenato e obter a CNN. Baixe-o gratuitamente clicando aqui!
Fonte Original do site: https://www.pesquisaitaliana.com.br/